Curiosidades

Tudo sobre CALOPSITAS

20, Outubro 2021

Cada dia mais populares, as Calopsitas vêm encantando e conquistando tutores ao redor do Brasil e do mundo. Nesse artigo vamos explorar mais características dessa pequena e curiosa ave! 

Vamos para a ficha técnica
Tamanho médio: de 30 a 35 centímetros;
Peso: entre 70 e 150 gramas;
Vida média: 10 - 15 anos;
Dieta: herbívoro;
Origem: Austrália

É isso aí, são originárias da Oceania, assim como as cacatuas, tendo sido descrita pela primeira vez em um texto científico no ano de 1792. Além disso, são da mesma ordem papagaios, os psitacídeos. Podem viver em seu habitat natural como animal silvestre, mas se adapta muito bem como pet, podendo até ter uma melhor qualidade de vida visto os problemas ambientais que podem afetar a espécie. 

Alimentação:
Assim como para qualquer outro pet, uma alimentação adequada e rica em nutrientes colabora diretamente com uma boa qualidade de vida para as Calopsitas. Lembrando que uma combinação de ração extrusada com mix de sementes forma uma dupla nutricional ideal para as aves criadas domesticamente. 

Além de sementes e grãos, frutas como mamão, pêra, coco, uva e manga também podem ser oferecidas para essas aves. 

Moradia:
Aves criadas domesticamente necessitam de uma moradia adequada, sempre visando o enriquecimento ambiental. É muito importante que o viveiro possua um espaço adequado de acordo com a espécie e também de acordo com o número de aves que vão habitar ali. 

As Calopsitas são aves de porte pequeno a médio, por essa razão a malha do viveiro deve ser adequada ao porte. Ou seja, as grades devem possuir um espaçamento apropriado, visto que aves de portes diferentes possuem tamanhos e necessidades diferentes. Aqui na Minha Casa Pets você encontra o Viveiro Play  Safari, que é ideal para Calopsitas. 

Comportamento:
Mesmo sendo consideradas aves teoricamente mansas, o manejo reflete muito na individualidade de comportamento de cada Calopsita. No geral, assim como os Agapornis e os Ring Necks, são consideradas pets independentes, que após a domesticação apresentam um comportamento dócil e brincalhão. 

Mas não se engane: são aves conhecidas por serem barulhentas. Gostam de cantar, especialmente as fêmeas, e curtem muito um espelho!

Higiene:
A criação e o manejo de aves exige cuidados específicos em relação a higiene. É preciso que os viveiros e playgrounds sejam diariamente limpos, descartando todo excesso de comida e de fezes, pois se entrarem em contato com a ave, podem causar danos. Além disso, uma vez por semana é preciso que haja uma higienização mais completa, podendo ser utilizado um desinfetante à base de cloreto de benzalcônio. 

Saude das Calopsitas:
Sinais de um pet saudável: 
- Ativo, alerta, sociável, falante;
- Come e bebe regularmente;
- Penas saudável e com cores vibrantes;

Sinais de um pet doente:
- Perda de peso;
- Perda incomum de penas;
- Diarreia;
- Respiração dificultada;
- Comportamento abatido, estranho;
- Lesões de pele.

E aí, você está pensando em adquirir um novo pet? Uma Calopsita pode ser uma boa opção, aliás, a espécie é conhecida como "a porta de entrada" para o manejo e criação de aves! No nosso site você encontra uma variedade de produtos para eles, CLIQUE AQUI para conferir! 

Nossa plataforma utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência de compra. Se quiser saber mais, basta acessar nossa política de cookies e política de privacidade.

Entendi!
Meu Pedido
0

Sua sacola está vazia

Vá para a página inicial ou procure no site os produtos que vão te deixar feliz.

Quando encontrá-los, clique no botão adicionar à sacola ;)

Fechar