Aves

Calopsita pode comer ovo?

21, Setembro 2021

Você já deve ter visto calopsitas se deliciando com ovos cozidos por aí... Mas você sabe como e quando oferecer? É sobre isso que trataremos aqui nesse artigo.

Ovo cozido faz mal para as calopsitas?
Muito pelo contrário, como já sabemos, o ovo possui nutrientes incríveis que contribuem para o sistema imunológico e auxiliam na preservação de doenças, é uma proteína que se oferecida de maneira correta, pode ser um ótimo complemento nutricional na alimentação das calopsitas e de outras aves. 

Como oferecer? 
É essencial que o ovo esteja cozido, então nada de ovos crus ou fritos. O ovo, após cozido em água fervente por aproximadamente 13 minutos, não deve ser oferecido com sal ou outros temperos, mas sim puro. Além disso, na hora de cortar o ovo de forma que fique triturado em pequenos pedaços, lascas da casca podem ser usadas, pois possuem cálcio e podem também ser consumidas pelas calopsitas. 

Pode comer todo dia?
O ideal é que seja fornecida metade de um ovo. no máximo duas vezes na semana. A calopsita não precisa dessa suplementação diariamente, é importante e ideal que os ovos sejam oferecidos em períodos de reprodução e de mudança de penas, quando o organismo dessas pequenas aves naturalmente exigem mais nutrientes. Lembrando que é um complemento, e que uma alimentação saudável é composta por: ração extrusada + mix de sementes + complementos. No caso de calopsitas filhotes, não é recomendável que o ovo seja usado como papinha ou base de alimentação, existem hoje no mercado alimentação apropriada para essa fase alimentar. 

Diante disso, concluímos que as calopsitas podem sim comer ovos cozidos, pois são ricos em aminoácidos essenciais como albumina e o triptofano, e quando oferecidos com o intuito de ser uma complementação nutricional cumprem muito bem o seu papel!

 

 


 

Nossa plataforma utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência de compra. Se quiser saber mais, basta acessar nossa política de cookies e política de privacidade.

Entendi!
Meu Pedido
0

Sua sacola está vazia

Vá para a página inicial ou procure no site os produtos que vão te deixar feliz.

Quando encontrá-los, clique no botão adicionar à sacola ;)

Fechar