Cachorros

O Pit Bull é um cachorro agressivo?

03, Agosto 2021

Em certos países cães da raça Pit Bull são considerados potencialmente perigosos supostamente devido ao seu comportamento agressivo, instável e imprevisível. Mas será que essa é uma verdade? 

Os Pit Bulls se popularizaram no Brasil por volta dos anos 2000 e foram por muito tempo utilizados como cães de briga. Isso infelizmente influenciou uma mentalidade estereotipada e preconceituosa da raça. Contudo, são animais extremamente sociáveis e podem ser treinados para socializar, assim como quaisquer outros. Mas vamos aqui explorar mais do temperamento desse cachorro que pode vir a ser um excelente amigo pet! 

Bom, o que sabemos com certeza é que todos os pets são totalmente influenciados pelo contexto que os cercam. Ou seja, a agressividade de qualquer pet (seja Pit Bull, calopsita ou qualquer outro) pode estar diretamente relacionada ao manejo indevido e à criação inadequada. Isso inclui preocupações com o enriquecimento ambiental, alimentação, moradia, higiene, convívio, entre outros. 

Muitas das vezes nos questionamos se a raça é perigosa, porque julgamos o corpo do animal, as características físicas, principalmente pela questão da musculatura atlética. Essa é uma das razões pelas quais temos a tendência a acreditar que o Pit Bull possui um temperamento naturalmente agressivo, enquanto especialistas defendem que a raça possui caráter desenvolvível como sendo equilibrado, atento, fiel e inteligente. 

Portanto, não existe uma raça perigosa ou agressiva, tudo vai depender do nível de socialização do cachorro e da criação que ele recebe ao longo de sua vida. Ainda assim, é importante destacar que as generalizações não são bem-vindas, e mesmo compreendendo o temperamento de uma espécie, é essencial que os tratemos como indivíduos, um a um, isso porque podem possuir personalidades diferentes, assim como nós humanos. 

Se você está pensando em adquirir um pet Pit Bull, outras exigências da raça precisam ser levadas em consideração, além do comportamento como um todo. Trata-se de um animal que precisa de exercícios físicos constantes, devido a manutenção da musculatura de seu corpo. Além disso, mesmo que não seja agressivo, ele é forte e muitas das vezes não tem noção de tal força, por essa razão brincadeiras com crianças sempre precisarão da supervisão de um adulto. 

O estilo de vida do tutor precisa estar de acordo (ou se adaptar) às necessidades do pet (isso é válido para qualquer outro, seja cachorro ou não). É uma responsabilidade importante a ser assumida, infelizmente é frequente o caso de animais da raça que passam a vida toda acorrentados em fundos de quintais. Estamos aqui lutando em prol de um manejo responsável e uma criação consciente. 

Os donos que oferecem uma boa qualidade de vida ao pet sempre acabam admirados com a  lealdade e com o carisma que os Pit Bulls podem desenvolver! A verdade é que quando bem criados, os pets encantam a qualquer humano, não é mesmo? 

Galeria de Fotos

Nossa plataforma utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência de compra. Se quiser saber mais, basta acessar nossa política de cookies e política de privacidade.

Entendi!
Meu Pedido
0

Sua sacola está vazia

Vá para a página inicial ou procure no site os produtos que vão te deixar feliz.

Quando encontrá-los, clique no botão adicionar à sacola ;)

Fechar