Gatos

Como identificar e diminuir o estresse dos seus gatos

17, Dezembro 2020

O estresse é uma palavra definida para expor o limite da nossa paciência, mas essa palavra também se aplica aos pets? Sim, infelizmente eles também sofrem e muito com o estresse, principalmente os gatos, que são animais que prezam por uma certa autonomia, e não se adequam facilmente a mudanças.

“Mas o que são essas mudanças e como elas podem atingir o meu gato?“ Tudo o que muda na sua casa, no seu comportamento, no ambiente em que seu gato vive, na alimentação e em tudo na vida dele pode alterar o seu estresse, isso porque gatos gostam de privacidade e espaço, além disso, preferem que tudo seja feito no seu tempo e também da maneira que ele já é acostumado.

Com a pandemia e o isolamento social, muitos bichanos que estavam acostumados em passar grande parte do dia em casa sozinhos, estão convivendo com mais pessoas dentro de casa, apenas este fator já é determinante para modificar as atitudes deles. Gatos também prezam por uma certa soberania em seu habitat, muitas famílias decidiram aumentar o número de pets em casa nessa pandemia, e isso é outro motivo que pode tirar o sossego dos bichanos.

Se o seu gato esta demonstrando atitudes como, raiva, medo ou até isolamento? Alguns fatores acima se encaixa na sua rotina?

Além disso, viagens, mudanças de casa, passeios, visitas, alimentação em horário diferente, restrição de movimentos e tudo o que mais você pensar que possa alterar a rotina. Alguns sintomas de estresse são facilmente identificáveis, e o seu gato pode ser acometido de dois tipos de estresse, o físico e o ambiental:

Físico

- Diarreia e vómito;

- Quedas de pelo;

- Coceira em excesso;

- Apatia.

 

Ambiental

- Agressividade;

- Miados altos e prolongados;

- Marcação territorial;

- Xixi fora da banheira sanitária;

- Lambeduras excessivas;

- Diarreia.

Todo esse estresse pode levar o seu gato a agir diferente com você e seus familiares e até mesmo ser agressivo, mas você pode contornar tudo isso fazendo coisas simples, que mudam drasticamente no bem-estar deles, como respeitar os momentos de descanso e sono, oferecer brinquedos que os distraiam, colocar caixas de papelão em locais que eles costumam descansar, deixar prateleiras altas limpas para que eles possam circular, não apertar, e priorizar tudo o que possa manter a rotina deles.

Apesar disso tudo, é importante que se esses sintomas de estresse continuem você leve seu gato até o médico veterinário, já que alguns desses sintomas podem desencadear doenças mais graves e oferecer riscos a saúde do seu felino.

Não deixe de brincar, nem mesmo de dar muito amor, carinho e atenção ao seu bichano, tudo isso sem excessos vai com certeza melhorar e muito a qualidade de vida dele e também a sua.

Conheça a nossa linha de artigos para gatos, arranhadores, caminhas, bebedouros são uma ótima pedida para que eles fiquem mais tranquilos e amorosos.

Nossa plataforma utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência de compra. Se quiser saber mais, basta acessar nossa política de cookies e política de privacidade.

Entendi!
Meu Pedido
0

Sua sacola está vazia

Vá para a página inicial ou procure no site os produtos que vão te deixar feliz.

Quando encontrá-los, clique no botão adicionar à sacola ;)

Fechar