Curiosidades

Por que as aves migram?

09, Maio 2022

A migração das aves ocorre todos os anos, e já adiantamos que não existe um fator específico que desencadeia esse movimento. Isso depende de cada espécie, mas callllma, nós vamos falar dos motivos principais que motivam o voo por milhares de quilómetros. 

As aves possuem uma bússola interna, que permite que ela seja atraída para uma região específica, de acordo com as suas necessidades fisiológicas. Existem espécies que se sentem atraídas pela abundância de alimento, como épocas de determinados frutos, ou aumento da concentração de cardumes de peixes em determinados locais. 

Outro fator determinante para a migração de pássaros é a reprodução. Tipo uma grande balada da mesma espécie, uma espécie pode passar boa parte do ano em uma determinada área se alimentado e reproduzindo, depois os adultos e seus filhotes voam para outra área onde passam outra parte do ano alimentando-se. 

Existe também o fator do clima, o frio em determinada região, pode ser decisivo na migração de aves, ela sai em busca de lugares mais quentes e sem escassez de alimentos. 

Curiosidade:
Há um século atrás, acreditava-se que os pássaros hibernavam no inverno, conforme o comportamento de outras espécies.

Aqui na américa do sul, existem aves de migrações com curtas e longas distâncias, nosso continente possui grande variação latitudinal de áreas temperadas e tropicais, isso permite que as aves encontrem comida, abrigo e parceiros permanecendo por aqui mesmo, mas existem diversas espécies que migram para outros continentes.

Algumas delas passam pela Europa, Africa e se instalam na Antártida todos os anos, podendo mudar de altitudes de 8000 metros e realizar viagens sem fazer paradas por quatro dias seguidos, saindo da América do Norte até a América do Sul.

Mundialmente temos o conhecimento de 840 espécies de aves migratórias registradas pelos pesquisadores no mundo todo. 

As espécies possuem capacidade de reconhecer características topográficas, como sistemas hidrológicos e montanhosos, linhas costeiras continentais, manchas florestais, manchas de água, direção dos ventos dominantes e massas de ar com diferentes graus de umidade e temperatura. Durante o dia as aves utilizam a orientação do sol e durante a noite lua e estrelar e até mesmo podem se orientar utilizando o campo magnético do nosso planeta.

 

 

Nossa plataforma utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência de compra. Se quiser saber mais, basta acessar nossa política de cookies e política de privacidade.

Entendi!
Meu Pedido
0

Sua sacola está vazia

Vá para a página inicial ou procure no site os produtos que vão te deixar feliz.

Quando encontrá-los, clique no botão adicionar à sacola ;)

Fechar