Roedores
Tudo sobre TWISTERS
Roedores para lá de inteligentes, os twisters podem conquistar um espaço especial no seu coração! Nesse artigo vamos explorar mais características desse pet!
Vamos para a ficha técnica
Tamanho médio: de 35 a 40 centímetros;
Peso: entre 250 e 300 gramas;
Vida média: 3 - 5 anos;
Dieta: herbívoro;
Origem: Ásia
Falando na aparência do pequeno roedor, as mutações são características chaves do bichinho. Listamos aqui algumas delas:
- Self – Uma única cor em todo o corpo
- Berkshire – Costas coloridas e barriga branca.
- Hooded – A cor corre pelo lombo, em uma única e continua linha de toda a cabeça, passando pela espinha e possivelmente, parcialmente abaixo do rabo.
- Capped – Cor apenas em toda a cabeça.
- Blazed – Cabeça colorida (Capped) ou corpo (Irish, Berkshire ou Self), com um triângulo branco no focinho.
- Variegated – Qualquer forma de incompatibilidade no pelo. Geralmente "capuz" ou manchas irregulares, não seguindo os padrões.
- Irish – Uma única cor no corpo todo, exceto por uma mancha branca na região do abdômen e possivelmente patas dianteiras brancas.
- English Irish – Uma única cor no corpo todo, exceto por um triângulo equilátero branco no peito e possivelmente patas dianteiras brancas.
- Masked – Cor apenas na região dos olhos formando uma mancha como uma máscara.
- Dalmatian – Corpo branco com manchas coloridas por todo ele, como um cachorro dálmata.
Alimentação:
Assim como para qualquer outro pet, uma alimentação adequada e rica em nutrientes colabora diretamente com uma boa qualidade de vida para os twisters. Hoje em dia existem rações específicas para a espécie, que são perfeitas quando combinadas com alguma suplementação recomendada pelo veterinário.
Lembrando que aquela história popular de que rato come queijo é um mito, hein! Os queijos podem ser muito maléficos para a saúde do seu pet roedor!
Moradia:
O twister tem uma tendência à obesidade, por essa razão a moradia faz total diferença. Se o tutor optar por gaiolas, para esse tipo de pet devem ser grandes e preferencialmente verticalizadas, pois eles gostam de se movimentar e, inclusive, necessitam da prática de exercícios físicos.
Gaiolas verticais com vários andares são ótimas para o pet escalar, se divertir e manter a forma. É ideal também que contenha túneis, comedouros, brinquedos e uma toca de forma espalhada pela gaiola para que ele se movimente bastante para ir de um lugar ao outro. Lembre-se que esses são pets muito inteligentes e isso faz com que fiquem entediados. Por isso, os brinquedos de madeira também são essenciais para o bem-estar e a saúde do ratinho Twister.
Aqui na Minha Casa Pets você encontra o combo CLUB HOUSE, com tudo que você precisa para o habitat ideal do seu twister, clique aqui e confira!
Comportamento:
Os ratos apresentam um hábito noturno, na natureza costumam sair ao anoitecer, cavando tocas, procurando alimento e preparando ninhos. Logo, na criação domésticas são pets que costumam gastar energia no período da noite, e descansam durante o dia.
Um fator importante é que eles devem viver isolados uns dos outros na criação doméstica. Isto é: se você possui dois twister, é necessário que cada um possua sua própria moradia, seu próprio espaço. Isso porque são roedores territorialistas e preferem viver isolados uns dos outros.
Saude dos Twisters:
Sinais de um pet saudável:
- Ativo, alerta, sociável, falante;
- Come e bebe regularmente;
- Rugem os dentes para mantê-los saudáveis;
- Brinca com as rodinhas e outros estímulos.
Sinais de um pet doente:
- Perda de peso;
- Perda incomum de pêlos
- Diarreia;
- Respiração dificultada;
- Comportamento abatido, estranho;
- Lesões de pele.
E aí, você está pensando em adquirir um novo pet? Um Twister pode ser uma boa opção, aliás, costuma ser um pet muito adaptável e tecnicamente fácil de cuidar, não exigindo tantos cuidados específicos. CLIQUE AQUI para conferir os melhores produtos para um TWISTER!